quinta-feira, 15 de setembro de 2011




Olá integrantes e amigos do Gicap, venho falar do 13º Festival Araruamense de capoeira que foi um grande sucesso!!!

Sem duvidas nenhuma foi uma grande festa onde recebemos atletas de SP,MG,ES,MT e RJ.

A abertura do festival foi na quinta-feira em Maricá onde o responsável pelo trabalho e o Prof. Peroba na sexta-feira rolou o campeonato infantil e em seguida roda em Bacaxá(Saquarema) sob supervisão do Contra Mestra Canela.

No Sábado na parte da manhã tivemos a roda na feira que foi um grande sucesso sob supervisão do Contra mestre Gustavinho e graduados, a tarde rolou o campeonato que foi um grande sucesso um ótimo nível de capoeira.

No domingo foi o batizado e também ouve a formatura dos graduados.
Estiveram presentes mais de 20 mestres e grandes nomes como Grão Mestre Cesar(MG), Mestre Capa(RJ), Mestre Linguiça capoeira Brasil(RJ) e muitos outros.

Venho agradecer a cada pessoa que se fez presente nesse dia tão importante para nós, agradecer a todos os amigos que não poderão estar presente mais que fez um pesamento positivo para que tudo desse certo, obrigado meus amigos axé!!!

sexta-feira, 29 de julho de 2011




13º Festival Araruamense de Capoeira.


Amigos e integrantes do Gicap o dia tão esperado está proximo 10 anos de existência, com certeza vai ser mais um grande evento do Gicap. Estamos contando os dias para esse grande evento, e contamos com a presença de todos. Destaque para o campeonato que vem dispertando o interece da galera, ano passado tivemos grandes atletas disputando esse anos com certeza não vai ser diferente


Campeonato abertol, Feminino e
Masculino categoria aluno e categoria graduado (até prof) traga a sua equipe.

Preço da inscrição R$15,00 com direito a alimentação (jantar
de sábado café da manhã e almoço do domingo) trazer material para dormir
(alojamento).

Favor confirmar presença por tel. para melhor
recebelos.

Tel:

Mestre Cavalo (22)8801-6674
C.Mestre
Gustavinho(22)8803-3901 / (22)9987-1635.

conto com a presença de todos

Desde já muito grato.

quarta-feira, 20 de julho de 2011

Casamento Thouse e Chaveirinho



Olá integrantes e amigos do nosso BLOG passamos desejar ao Felipe e a Viviane (thouse e chaverinho), nossos votos de muita felicidade para os dois.
O casório se realizou na bela igreja de Saquarema e depois o casal recepcionou seus convidados no Cineia festHouse, com direito a roda de capoeira e tudo.
Thouse e Chaverinho torcemos muito por vocês muitas felicidades!!!

sábado, 25 de junho de 2011

GICAP na Europa


Começa a temporada de evento pela Europa e nós do GICAP estivemos presentes e representando nossa capoeira en Portugal-Braga,Vigo,Leon e Segovia(Espanha) e agora vamos partir para Algarve e Coimbra (Portugal)....nussss, quanto trabalho...mas o GICAP está aq, mostrando a cara.Axé a todos da família GICAP

terça-feira, 31 de maio de 2011

Conto com todos vocês desde já muito grato.

Em caso de chuva o evento se realizará no Ginásio do Colégio Darcy Ribeiro (Escola em que o mestre realiza os seus eventos, próximo ao campo do Guanabara e do Cinema).

sexta-feira, 13 de maio de 2011

13 de maio

Segue um texto da jornalista Maíra Gomes, para reflexão:


LÁGRIMAS DE DOR

Vocês entenderam tudo errado...não é chuva, é o lamento dos nossos ancestrais. São as lágrimas de tantas mães que viram seus filhos chicoteados até a morte, que foram separadas de sua prole, que viram seus filhos vendidos como animais.

Hoje a gente comemora por ter tido oportunidade de ser livre, apesar das prisões da vida moderna capitalista e chora por tanto sofrimento infringido aos nossos negros ao longo de quase 400 anos de escravidão. Castigos físicos, humilhações, degradação. Tanto sangue derramado para construir um país. Nós somos hoje fruto da luta e da dor de tantos negros arrancados de suas terras. Precisamos honrar todo o sacrifício e lembrar que a verdadeira liberdade é conquistada todos os dias, quando impedimos as injustiças, os preconceitos e lutamos por nossos direitos. Nunca mais nos porão cabresto, nunca mais amarrarão meus desejos e sobretudo nunca mais seremos açoitados e submetidos a vontade de quaisquer senhores.

Maíra Gomes - Xarazinha/Terranossa
(http://capoeiradetodamaneira.blogspot.com)


DONA ISABEL QUE HISTÓRIA É ESSA

DE TER FEITO ABOLIÇÃO

DE SER PRINCESA BOAZINHA QUE LIBERTOU A ESCRAVIDÃO

ESTOU CANSADO DE CONVERSA, ESTOU CANSADO DE ILUSÃO

ABOLIÇÃO SE FEZ COM O SANGUE QUE INUNDAVA ESSE PAÍS

QUE O NEGRO TRANSFORMOU EM LUTA, CANSADO DE SER INFELIZ

ABOLIÇÃO SE FEZ BEM ANTES E AINDA HÁ POR SE FAZER AGORA

COM A VERDADE DA FAVELA, E NÃO COM A MENTIRA DA ESCOLA

DONA ISABEL CHEGOUA HORA, DE ACABAR COM ESSA MALDADE

DE ENSINAR AOS NOSSOS FILHOS, O QUANTO CUSTA A LIBERDADE

VIVA ZIMBI NOSSO REI NEGRO QUE FEZ-SE HERÓI LÁ EM PALMARES

VIVA A ACULTURA DESSE POVO, A LIBERDADE VERDADEIRA

QUE JÁ CORRIA NOS QUILOMBOS

E JÁ JOGAVA CAPOEIRA

IÊ VIVA ZUMBI...

(M. TONI VARGAS)








quarta-feira, 4 de maio de 2011

REPORTAGEM DA TV ESPANHOLA

O DX7 É UM PROGRAMA ONDE SE TRATA DE ESPORTE EM GERAL, MAS ESSA SEMANA TRATOU DE DIVULGAR O ESPORTE DE CONTATO E MAIS UMA VEZ ESTAVAMOS LÁ PRA DIVULGAR O ESPORTE BRASILEIRO E A CAPOEIRA DO GICAP.A REPORTAGEM COMEÇA AOS 1:16.FORÇA GICAP SEMPRE!!

terça-feira, 3 de maio de 2011

1º Festival EU VC E A CAPOEIRA



Olá amigos venho-lhe convidar para o 1ºfestival EU VC E A CAPOEIRA
que será realizado no dia 22 de maio ás 9h no colégio MARIO REVELLES.

REALIZAÇÃO GRADUADO TRISTEZA
TEL: (22)8806-7426

SUPERVISÃO MESTRE CAVALO
GICAP=GRUPO INDEPENDENTE DE CAPOEIRA

sexta-feira, 15 de abril de 2011

Roda de Mês do Contra-mestre Canela 19:30

quarta-feira, 6 de abril de 2011

Mestre Pastinha, 122 anos!

A capoeira Angola remete ao passado do povo brasileiro de bem mais de 400 anos atrás, quando começaram a chegar ao Brasil os primeiros negros africanos nas fazendas. Desde fazendas de cana da bahia ao Quilombo do Palmares, Zumbi e o Rei Ganga Zumba em Alagoas até a Bahia com Besouro, o samba e política das vilas e favelas no Rio de Janeiro, com suas "maltas" de capoeiristas.
O governo do Brasil republicano teve medo da organização do negro liberto e por isso fez da capoeira um crime. Mas nossa raça que se formou com essa mistura de crenças mostrou que não teve amarras que segurassem a nossa Capoeira e nem fronteiras! A herança cultural é um tesouro, a capoeira Angola é um tesouro! Segue as palavras do Mestre Barba Branca:
"A capoeira angola tem a ver como formação do ser humano, o carácter. Você sempre tem que se defender do opressor, e gostar dele, mostrando que não é o mal que vai prevalecer. Se ele cair, lhe estenda a mão.
A capoeira Angola é a primeira, quem germinou, a capoeira mãe. Tem quem pense que descer pro jogo de baixo é ser angoleiro. Mas não é só jogar em cima ou embaixo, a postura é muito diferente, tem outras coisas. A maneira de ver o mundo, o sentimento, a personalidade. A malícia e os recursos da esperteza. Em roda de angola dificilmente tem briga, velhos e novos se respeitam. Na realidade a capoeira nasceu pra defesa, uma arma conta o capitão do mato e o senhor do engenho. Não fois criada pra machucar, ou pra gladiatores"


PARABÉNS MESTRE PASTINHA. 122 ANOS DE SEU NASCIMENTO! NÓS SOMOS GRATOS!



PERFIL MESTRE VICENTE FERREIRA PASTINHA - Mais conhecido por Mestre Pastinha, nascido em 1889 dizia não ter aprendido a Capoeira em escola, mas "com a sorte". Afinal, foi o destino o responsável pela iniciação do pequeno Pastinha no jogo, ainda garoto. Em depoimento prestado no ano de 1967, no 'Museu da Imagem e do Som', Mestre Pastinha relatou a história da sua vida: "Quando eu tinha uns dez anos - eu era franzininho - um outro menino mais taludo do que eu tornou-se meu rival. Era só eu sair para a rua - ir na venda fazer compra, por exemplo - e a gente se pegava em briga. Só sei que acabava apanhando dele, sempre. Então eu ia chorar escondido de vergonha e de tristeza." A vida iria dar ao moleque Pastinha a oportunidade de um aprendizado que marcaria todos os anos da sua longa existência.
"Um dia, da janela de sua casa, um velho africano assistiu a uma briga da gente. Vem cá, meu filho, ele me disse, vendo que eu chorava de raiva depois de apanhar. Você não pode com ele, sabe, porque ele é maior e tem mais idade. O tempo que você perde empinando raia vem aqui no meu cazuá que vou lhe ensinar coisa de muita valia. Foi isso que o velho me disse e eu fui". Começou então a formação do mestre que dedicaria sua vida à transferência do legado da Cultura Africana a muitas gerações. Segundo ele, a partir deste momento, o aprendizado se dava a cada dia, até que aprendeu tudo. Além das técnicas, muito mais lhe foi ensinado por Benedito, o africano seu professor. "Ele costumava dizer: não provoque, menino, vai botando devagarinho ele sabedor do que você sabe (…). Na última vez que o menino me atacou fiz ele sabedor com um só golpe do que eu era capaz. E acabou-se meu rival, o menino ficou até meu amigo de admiração e respeito."
Foi na atividade do ensino da Capoeira que Pastinha se distinguiu. Ao longo dos anos, a competência maior foi demonstrada no seu talento como pensador sobre o jogo da Capoeira e na capacidade de comunicar-se. Os conceitos do mestre Pastinha formaram seguidores em todo Brasil. A originalidade do método de ensino, a prática do jogo enquanto expressão artística formaram uma escola que privilegia o trabalho físico e mental para que o talento se expanda em criatividade. Foi o maior propagador da Capoeira Angola, modalidade "tradicional" do esporte no Brasil.
Em 1941, fundou a primeira escola de capoeira legalizada pelo governo baiano, o Centro Esportivo de Capoeira Angola (CECA), no Largo do Pelourinho, na Bahia. Hoje, o local que era a sede de sua academia é um restaurante do Senai.
Em 1966, integrou a comitiva brasileira ao primeiro Festival Mundial de Arte Negra no Senegal, e foi um dos destaques do evento. Contra a violência, o Mestre Pastinha transformou a capoeira em arte. Em 1965, publicou o livro Capoeira Angola, em que defendia a natureza desportista e não-violenta do jogo.
Entre seus alunos estão Mestres como João Grande, João Pequeno, Curió, Bola Sete (Presidente da Associação Brasileira de Capoeira Angola), entre muitos outros que ainda estão em plena atividade. Sua escola ganhou notoriedade com o tempo, frequentada por personalidades como Jorge Amado, Mário Cravo e Carybé, cantada por Caetano Veloso no disco Transa (1972). Apesar da fama, o "velho Mestre" terminou seus dias esquecido. Expulso do Pelourinho em 1973 pela prefeitura, sofreu dois derrames seguidos, que o deixaram cego e indefeso. Morreu aos 93 anos.
Vicente Ferreira Pastinha morreu no ano de 1981. Durante décadas dedicou-se ao ensino da Capoeira. Mesmo completamente cego, não deixava seus discípulos. E continua vivo nos capoeiras, nas rodas, nas cantigas, no jogo. "Tudo o que eu penso da Capoeira, um dia escrevi naquele quadro que está na porta da Academia. Em cima, só estas três palavras: Angola, capoeira, mãe. E embaixo, o pensamento:
"Mandinga de escravo em ânsia de liberdade, seu princípio não tem método e seu fim é inconcebível ao mais sábio capoeirista."

quarta-feira, 30 de março de 2011

NEWS: 1 Fórum Internacional de Capoeira no Rio de Janeiro

Partindo da iniciativa de Mestre Boneco (Grupo Capoeira Brasil), o Rio Capoeira 2011 é resultado da parceria entre a BRSimas Produções Artísticas e BiArte Eventos, com a união dos esforços dos mais renomados mestres de capoeira do mundo, como Mestre Paulão do Ceará e Paulinho Sabiá (Grupo Capoeira Brasil), Mestre Toni Vargas (Grupo Senzala), Mestre Hulk (Grupo Terra Firme), Mestre Mão Branca (Grupo Capoeiras Gerais), Mestre Itapoan (Grupo Ginga), Mestre Touro (Grupo Corda Bamba), Mestre Suassuna (Grupo Cordão de Ouro), Mestre Burguês (Grupo Muzenza), e diversos outros. Juntos eles representam o comitê de organização do Rio Capoeira 2011, buscando a todos os grupos, federações, organizações e indivíduos que compõem a comunidade da capoeira, incitando-os a se unir e fazer do Forum um evento marcante e inesquecível.
O Rio Capoeira 2011 é um evento de celebração da capoeira. Um espaço ideal para o diálogo amigo e aberto entre todos os grupos, mestres, professores, alunos, estudiosos e admiradores da capoeira, é fruto dos esforços conjuntos de seus maiores representantes, no intuito de, unidos, proporcionarem um espaço onde possam, em vista dos vindouros Jogos Olímpicos de 2016, debater os diversos temas que concernem a evolução da capoeira como esporte, e sua inclusão no rol das práticas olímpicas, porém sem abandonar os elementos que a tornam uma manifestação artística e cultural sem similares.
Composto de palestras, oficinas, cursos e rodas, o evento oferece um espaço de confraternização e conscientização onde capoeiristas e apreciadores de todas as idades e camadas sociais podem se encontrar e se divertir, aprendendo e trocando experiências.

Participantes terão a chance de fazer aulas com as maiores autoridades da capoeira do Brasil e do mundo, e ouvir palestras dos maiores pesquisadores da atualidade! Não percam esta oportunidade!

Inscrições abertas e limitadas!

O Evento acontece de 13 a 17 de julho.

Mais informações no site:

http://www.riocapoeira2011.com/br/index.php

domingo, 27 de março de 2011

6º Encontro Feminino Gicap

segunda-feira, 21 de março de 2011

Novo: Página de MÚSICA com letra

Olá integrantes e amigos do Gicap. Mais uma novidade no nosso Blog: a página de música com mp3 e com a letra para acompanhar. Estão lá agora algumas das músicas do mais novo CD do Abadá Capoeira - A Voz Interior. Conforme surgirem pedidos a gente consegue a música e coloca no ar!!! Peça a sua música!!!

quinta-feira, 17 de março de 2011

Blog 2011 - Novo Layout!

Olá integrantes e amigos do GICAP!
Nosso blog agora está de cara nova.
Colocamos páginas tipo "menu" com os principais tópicos do Grupo. Ainda estamos em construção, estamos precisando de atualizações sobre os horários e locais de aulas dos nossos contra-mestres, professores e graduados. Também precisamos das atualizações sobre rodas de mês e rodas comemorativas, bem como eventos que virão pela frente.
Se tiver alguma dica, alguma idéia deixe um comentário aqui! A intenção é ter nosso blog sempre renovado! Sejam Bem Vindos!